TP TRIATHLON

TP TRIATHLON
DOCA, MOTA, NELINHO E AZIN

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO



A nutricionista Isabela Guerra fala sobre a questão da hidratação de atletas. Isabela preocupou-se em não só falar da importância de manter o organismo bem hidratado, como em dar orientações práticas, muito úteis a quem tem uma rotina regular de exercício físico. Abaixo algumas delas:
1. Sede não é sinal de que devemos nos hidratar. Quando sentimos sede, já estamos com um nível de desidratação de aproximadamente 2% de nosso peso corporal;
2. Com uma perda de apenas 1% de água, já há comprometimento da capacidade de termorregulação, isto é, de se conseguir eliminar o calor que a corrida produz;
3. Para evitar uma desidratação prejudicial, o ideal é ingerir 200 a 300 ml de água a cada 10 ou 20 minutos. A maioria de nós ingere metade desse volume e cada 30 ou 40 minutos.
4. Deve-se controlar o peso antes e depois de treinos mais longos, justamente para monitorar a perda de água, sendo que, para cada litro de água perdido no treino, deve-se ingerir 1,5 litros, em até seis horas após término do exercício.
5. É importante hidratar-se durante a corrida. Mesmo que o corredor siga todas as recomendações, ainda assim ele termina desidratado. O que muda é o grau de desidratação.
6. É interessante utilizar bebidas esportivas (isotônicos) antes de treinos longos e após o término de qualquer treino. A presença de sódio estimula a absorção de água.
7. Não se deve ingerir nenhum tipo de bebida com cafeína e/ou álcool após os treinos. Elas aumentam a perda de água.
8. Há um método muito prático de monitorar o grau de hidratação do corpo, através da coloração da urina (veja tabela abaixo).

Isabela Gerra-Mestra e Doutora em Nutrição Humana Aplicada, pela USP

Um comentário:

  1. André, perfeito! A avaliação da perda líquida em atletas é importantissíma, como diz Navarro: - A hidratação durante e após o treinamento é parte fundamental para o bom desempenho do atleta de alto rendimento, performance e amador. Principalmente na natação que a perda da sudorose não pode ser percebida ou mensurada, só através de uma balança e software específico. E posso lhe assegurar que quando Navarro aplicava a balança pós treino nos atletas, a perda de líquido era absurda, muita gente pensava que estava perdendo peso. E assim ele fazia um parecer para reposição líquida durante os treinos e pós treinos, onde era realizado uma média corporal. Água é importante!!!

    ResponderExcluir