TP TRIATHLON

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DOCA, MOTA, NELINHO E AZIN

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PEDALE COM POSTURA.


Em uma roda de bate papo pós treino, discutíamos a eficiência aerodinâmica dos equipamentos, o que me levou a pesquisar na literatura especializada, os aspectos mais importantes para um bom rendimento em provas de 70,3 e Iron Man.

Para deslocar uma bicicleta, é preciso vencer três tipos diferentes de resistências: Rolamento (atrito da roda no solo), mecânica (proveniente das catracas, coroas e correntes) e do ar, que é responsável por consumir cerca de 80% da força gerada por um ciclista ao pedalar em velocidades superiores a 30 km/h. Isso torna a postura aerodinâmica fundamental para atletas que querem melhorar o desempenho e se tornarem mais competitivos.

A melhoria na posição aerodinâmica advinda de uma guidão muito baixo acaba sendo perdida pela perda de potência, devido à compressão das pernas e abdômen. Nas bikes de triathlon, o clip deve estar, no mínimo, paralelo ao chão, possibilitando um ângulo dos braços entre 90º e 110º:

Postura e equipamento

Pesquisas realizadas em túneis de vento mostram que apenas 30% da resistência do ar é causada pela bicicleta. As rodas podem melhorar o desempenho aerodinâmico em até 5%, o quadro aproximadamente 3%, o capacete aero 2% e as roupas especiais 1%. Já o posicionamento do ciclista é responsável pelos outros 70%. Então, a postura sobre a bike é fundamental para melhorar o rendimento.

Flexibilidade.

A flexibilidade dos músculos da parte posterior da coxa, do quadril e da região lombar é muito importante para alcançar uma posição aerodinâmica correta sem sofrer tanto desconforto. Por isso, o trabalho de alongamentos é fundamental.

Um fator muito importante na hora de ajustar a posição aerodinâmica é o tipo de competição. Se for um contra-relógio, que geralmente não possui um percurso maior do que 80 km, o atleta pode utilizar uma postura mais agressiva. Já nas provas de Iron Man, deve se procurar um equilíbrio maior entre conforto e aerodinâmica, pois a disputa geralmente é decidida na corrida.

2 comentários:

  1. Principalmente para nós perbeas que queremos terminar feliz um Ironman, conforto na bike é fundamental. No livro de treinamento do Lance Amstrong ele indica que: para uma pessoa que tenha um alongamento suficiente para tocar os dedos das mãos nos pés sem muito esforço, a diferença de altura do banco para o aerobar deve ser no máximo de 10cm. Não adianta colocar mais baixo que vai sentir a lombar e vai correr todo travado. Para quem não encosta nem os dedos....largue a bike e vá alongar rapaz !!!

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  2. No meu caso os dedos das mãos ultrapassam com dificuldade os joelhos, então tô ferrado. Haja alongamento e sofrimento!!

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